quarta-feira, 2 de outubro de 2013

10 perguntas feitas em entrevista de emprego e suas reais intenções

Questões vão desde assuntos ligados à sua vida pessoal até os motivos que levaram você a optar por mudar de trabalhoShare on email

BÁRBARA OLIVEIRA | bneves@redegazeta.com.br



Foto: Divulgação
 Divulgação
A temida entrevista de emprego e o que está por trás das perguntas
Na hora de trocar de emprego todo mundo precisa encarar a temida entrevista. As perguntas, em geral, vão desde assuntos ligados à sua vida pessoal até os motivos que levaram você a optar por mudar de trabalho.

Mas o que de fato há por trás de todos esses questionamentos? Quais são as verdadeiras intenções? Com a ajuda da psicóloga Maria Tereza da Silva Cardoso, que trabalha na Psicoespaço - empresa que seleciona profissionais para grandes empresa do Estado -, listamos dez perguntas principais e as respostas esperadas pelo entrevistador.

Mas antes de respondê-las em qualquer processo de seleção por aí, lembre-se que não vale mentir. "Seja verdadeiro. Esteja disponível para o contato com o recrutador. Essa é a fase mais importante de qualquer processo de seleção. Não adianta vir com resposta pronta, isso só atrapalha. Seja espontâneo", orienta a psicóloga.

1 - Fale um pouco sobre a sua última experiência profissional.

O entrevistador que saber quais eram as atividades do profissional no emprego anterior, e avaliar se ele desempenhou competências que estão em acordo com o perfil da empresa no qual ele está se candidatando.

2 - Qual a competência em que você mais se destaca, e a que tem a desenvolver?

O objetivo é saber se o candidato está bem situado com o que ele tem de bom para oferecer para a empresa. E se tem consciência das coisas que precisa melhorar.

3 - Fale um pouco sobre a sua vida pessoal.

O recrutador quer conhecer o contexto familiar do candidato. Em casos de trabalhos onde o profissional precisa viajar, por exemplo, é preciso saber se ele tem filhos pequenos, se tem disponibilidade para viajar e se tem com quem deixar os filhos com alguém nesse caso.

4 - O que você espera da empresa? O que tem a oferecer?

O objetivo é testar o real interesse do candidato pela vaga, perceber a motivação dele em trabalhar na empresa.

5 - Daqui a 5 ou 10 anos onde você pretende estar?

O recrutador que avaliar a motivação, a disposição do candidato, a sua vontade de trabalhar na empresa. Se faz planos para o futuro profissional ou se a empresa é mais uma em sua vida.

6 - Como você lida com as mudanças no seu local de trabalho?

Objetivo: testar a capacidade que o candidato tem de se adaptar e conviver com mudanças, se ele é flexível.

7 - O que você tem feito para manter-se atualizado no mercado?

O entrevistador quer saber se você é um profissional acomodado, ou se está sempre antenado nas mudanças do mercado e preocupado em se desenvolver.

8 - Fale sobre uma contribuição marcante que você deu para a empresa onde trabalha/trabalhou.

Objetivo: testar o comprometimento do entrevistado com o trabalho.

9 - Como você organiza seu tempo para cumprir as metas propostas pela empresa?

O recrutador que descobrir como você lida com questões de pressão, e se sabe organizar o seu tempo entre trabalho e família.

10 - O que você faz nas horas de lazer?

Lazer também é importante. Por isso, o entrevistador que saber se você se preocupa em destinar um tempo para estar com sua família e seus amigos.
Fonte: www.gazetaonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário