quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

JUIZ DA VARA PÚBLICA ESTADUAL DETERMINA RETOMADA IMEDIATA DAS OBRAS NA PONTE FLORENTINO AVIDOS


Menandro Taufner Gomes decidiu que as obras sejam retomadas nesta quinta-feira (05)

Em uma audiência pública realizada na tarde desta terça-feira (03) no Ministério Público de Colatina, o Juiz da 1° Vara da Fazenda Pública Estadual, Menandro Taufner Gomes, determinou a retomada imediata das obras de reforma do tabuleiro da Ponte Florentino Avidos.
Participaram da audiência o prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski; a diretora geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Tereza Maria Casotti; o diretor de obras especias do DER, Eduardo Antônio Mannato; o engenheiro da CEJEN – empresa responsável pela obra -, Guilherme Moritz; o promotor de justiça do Ministério Público Estadual,Isaías Vinagre; além de vereadores, representantes do comércio e da sociedade civil.
O Juiz entendeu que o adiamento da reforma da plataforma neste momento seria prejudicial ao cronograma de andamento da obra e geraria um dano para a população e para os cofres públicos.
“Não há legalidade nessa paralisação. É um descumprimento de ordem judicial. O interesse público não pode ficar à mercê de um interesse de apenas um segmento, por mais importante que ele seja”, afirmou Menandro Taufner Gomes.
Sendo assim, ficou determinado que o DER e a CEJEN retomem imediatamente as obras na ponte, sob pena de multa de 30 mil reais ao dia, ao Governo Estadual. O Juiz determinou ainda que o Tribunal de Contas faça uma auditoria financeira na contabilidade da obra.
A Prefeitura de Colatina tem o prazo de 24 horas para comunicação sobre a interdição, e também o mesmo prazo para sinalização de todas as vias.
As obras de interdição serão retomadas nesta quinta-feira (05) a partir das 05 horas. A interdição parcial acontecerá da seguinte forma: entre às 05 horas e às 21 horas, a ponte funcionará em meia pista, no esquema de “pare e siga”, e somente será permitido o tráfego de ônibus, motos, ambulâncias, carros de polícia, transporte escolar, táxi, pedestres e ciclistas. Apos às 21 horas todos os carros podem transitar pela ponte, que continuará funcionando no esquema de “pare e siga”.
Já durante o fim de semana irá funcionar assim: nos sábados o trânsito será permitido aos mesmos veículos até às 16 horas, após esse horário fica liberado para todos. Nos domingos e feriados a ponte fica liberada para todos os veículos, sempre funcionando em “pare e siga”.
Todo o trecho estará sinalizado e os moradores também contarão com a ajuda dos guardas municipais de trânsito. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito, durante a interdição parcial, os motoristas deverão utilizar a ponte Sérgio Ceoto como rota alternativa. A previsão é de que as obras sejam realizadas até o mês de junho de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário