É comum encontrarmos alguns insetos em casa, especiamente em determinadas épocas do ano. E para eliminá-los de forma mais rápida, a primeira atitude que tomamos é utilizar os venenos artificiais vendidos livremente no comércio. Porém, usar inseticidas de maneira indiscriminada e sem a proteção adequada pode ser prejudicial tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas, já que esses são tóxicos e afetam a saúde.
Como fazer venenos caseiros
Utilizar materiais caseiros é uma opção menos nociva e bem mais barata para eliminar os insetos indesejáveis. Para quem pensa que é complicado preparar esses venenos caseiros, veja algumas dicas de receitas simples e rápidas que ajudarão a espantar baratas e formigas, os insetos domésticos mais comuns.
Para eliminar baratas
Materiais necessários:
- 100g de ácido bórico (encontrado facilmente em farmácias);
- 1 cebola picada em pedaços bem pequenos;
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo.
- 1 cebola picada em pedaços bem pequenos;
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo.
Passo a passo para o preparo e aplicação
Misture bem todos os ingredientes. Em seguida, faça bolinhas e distribua pela casa. Caso possua animais, lembre-se de mantê-los afastados da mistura.
Outra sugestão é misturar partes iguais de açúcar e gesso, colocar a mistura dentro de tampinhas de plástico e espalhá-las em armários, móveis e demais lugares estratégicos. O gesso impedirá que a barata se reproduza, além de não fazer mal algum para os humanos.
Para eliminar formigas
Para acabar com formigas no açucareiro, basta colocar pedaços de casca de limão. Outra sugestão para espantar esses insetos é utilizar o cravo-da-índia. Espalhar fumo picado em locais frequentados por elas, como armários, pias, e outros, também ajuda a afastá-las. Se as formigas insistem em comer as plantas da casa, a dica é misturar borra de café com água, umedecer uma estopa e colocá-la ao redor da planta, repetindo o procedimento a cada 3 dias. Assim, as formigas finalmente deixarão seu jardim em paz.
Fonte: www.atitudessustentaveis.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário