quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Água do Sanear preocupa colatinense. Infestação de algas no Rio Doce causa odor e gosto desagradável


A alteração no cheiro e no gosto na água distribuída pelo Serviço Colatinense de Saneamento Ambiental (Sanear) preocupa o colatinense.

Desde o final da última o gosto forte semelhante a ‘cebola estragada’ e o cheiro ácido tem provocado náuseas e diáreias em algumas pessoas, segundo postagem de usuários no Facebook.

Em meio à crise de abastecimento de água em Colatina, o Conselho de Meio Ambiente e Saneamento de Colatina foi convocado para analisar o aumento de tarifa na cidade. A proposta será apresentada nesta quinta, 24 a partir das 8h no auditório da autarquia da prefeitura.

O problema da contaminação da água do Rio Doce ocorre desde Ponte Nova, em Minas Gerais a Linhares, na foz em Regência.

Segundo laudos técnicos das companhias de tratamento do Vale do Rio Doce e da Funasa, a água do Rio Doce foi infestada por algas unicelulares e cianobactérias capazes de provocar gosto e odor desagradável na água,l além de desequilibrar o ecossistema aquático.

Pelas análises as bactérias não são nocivas a saúde humana, mas os técnicos aconselham a ferver a água para beber. Além do problema se arrastar por todo Vale do Rio Doce passou a ser um grande problema para os administradores públicos da região.

A proliferação das algas, segundo informações de especialista se deve a poluição e uma defesa natural dos fitoplânctons que liberam substâncias tóxicas para na defesa contra os predadores.

Os telefones do Sanear não pararam de tocar na manhã desta quarta, 23. Todos queriam saber sobre o ‘gosto podre’ na água e as conseqüências na saúde.

Na tarde de hoje, 23 uma análise completa da água será divulgada pelo Sanear visando encontrar uma solução para contornar o problema de abastecimento na cidade. “O cheiro horroroso da água deixa a gente enjoada”, disse Adriana Constâncio, 29 moradora do Bairro Aparecida.

Outro Lado

O Sanear encomendou uma análise completa da água capatada no Rio Doce para tormar providências sobre o o problema de contaminação por algas.

A população também esta muito assustada pois em algumas redes sociais comentam que encontraram um cadáver já em estado de decomposição.
seisdias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário