sábado, 26 de maio de 2012

Amendoim eleva fertilidade e ovo de codorna não; saiba mais



Alguns alimentos têm o poder de ajudar no processo de ovulação e na produção dos espermatozoides. Um dos itens que é conhecido por auxiliar na fertilidade humana é o amendoim. Ele é rico em ômega 3, substância que estimula os ovários e a produção de espermatozoides


1
Com certeza você já deve ter ouvido falar daquele velho mito de que ovos de codorna aumentam a fertilidade. Mas é isso mesmo: tudo não passa de um mito. Ovos de codorna não têm nenhuma influência sobre a possibilidade de engravidar, garante Sérgio Pereira Gonçalves, especialista em reprodução humana e diretor médico da clínica Monteleone, de São Paulo.

Alguns alimentos, no entanto, têm o poder de ajudar no processo de ovulação e na produção dos espermatozoides. Um dos itens que é conhecido por auxiliar na fertilidade humana é o amendoim. Ele é rico em ômega 3, substância que estimula os ovários e a produção de espermatozoides. Mas, como o amendoim é muito gorduroso e calórico, não deve ser consumido em excesso. Peixes, algumas verduras, como a rúcula, e castanhas também são boas fontes de ômega 3.

Vantagens e desvantagens da soja
A soja é outro alimento que faz bem para os órgãos reprodutores. Segundo Sérgio, ela é mais importante para a mulher do que para homem. Isso acontece porque a soja é um fitoestrogêneo, alimento que contém hormônios vegetais que atuam no organismo como se fossem os próprios hormônios femininos. No caso dos homens, o excesso de soja pode acabar prejudicando a fertilidade, justamente por conta desse efeito "hormonal" do alimento.

Na lista dos produtos que fazem mal a fertilidade estão também os ricos em gordura trans. De acordo com o especialista, esse tipo de comida pode prejudicar a fertilidade e a saúde tanto do homem, quanto da mulher. Por isso, devem ser evitados.

Só alimentação não resolve
Ter hábitos saudáveis - o que inclui boa alimentação e prática de exercícios físicos - são fatores importantes para a saúde de todo o organismo, inclusive no que se refere ao aparelho reprodutor. No entanto, uma alimentação correta não é o fator que determina a fertilidade ou a infertilidade. "Ter uma boa dieta é bom para tudo. Mas, se o casal encontrar problemas para engravidar, além das mudanças dos hábitos será preciso procurar um médico", explica.

Na clínica, o especialista em reprodução passará uma dieta recomendada e, o mais importante, identificará a causa do problema de fertilidade do casal. "Às vezes, o fator de infertilidade não tem ligação nenhuma com a alimentação e o casal perde tempo em achar que somente a ingestão de certos produtos vai ajudá-los a superar a dificuldade", conta o médico.

Casais que estão tentando engravidar a mais de um ano e encontram dificuldades precisam procurar um especialista, diz Sérgio. Quanto mais cedo vier a ajuda, maiores são as chances de solucionar o problema.

Quando a mulher tem mais de 38 anos (ou 35, de acordo com a orientação de alguns especialistas), o ideal é que o casal fique até seis meses tentando. Se a gravidez não vier durante esse período, um médico deve ser consultado. O fator idade é uma das grandes causas de infertilidade feminina.
Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário