terça-feira, 25 de junho de 2013

Maus momentos com a sogra? Saiba como tornar a relação melhor

Em muitos casos, a sogra é uma segunda mãe. Mas se há problemas, não é preciso espalhar trincheiras pela casa


Foto: Divulgação
Sogra
“Sequestraram minha sogra, bem feito pro sequestrador...”. A famosa música de Bezerra da Silva que revela uma convivência difícil com a sogra poderia ser trilha sonora para muitos. É claro que em muitos casos, a sogra é uma segunda mãe para genros e noras. Mas se no seu caso há algum tipo de aresta que não está aparada, não é preciso espalhar trincheiras na porta de casa. Na maioria das vezes, uma simples conversa, franca e direta, pode ajudar na convivência com a mãe de quem você ama. As dicas são da consultora de etiqueta Luciana Almeida.

Quando a sogra lembra de um relacionamento antigo
Há duas situações aí. Quando você se relaciona com alguém, é preciso saber que ela não nasceu no dia em que te conheceu. Aprender a conviver com o passado das pessoas é uma forma de viver melhor. Convivência familiar é sempre complicada, pois são culturas de vida diferentes. Existem famílias mais fechadas, e outras mais abertas. A convivência com a sogra deve sempre ser respeitosa e calma. Nada de querer chegar sendo amigo da sua sogra, ou se enturmando demais. Isso na maioria das vezes não dá certo. Agora, quando acontecer de tocar no nome do ex ou da ex, a pessoa não deve demonstrar interesse no assunto, mas também não mostre insatisfação. Se não te agrada, fique neutro. Não dê margem para o assunto render ainda mais.

Quando a sogra faz uma comida especial que você não gosta
Quando a gente faz uma comida para alguém, primeiro é preciso saber se a pessoa gosta do prato. Há pessoas alérgicas, pessoas com intolerância alimentar, ou mesmo quem não gosta de determinado ingrediente. A surpresa vai acabar caindo no colo de quem queria surpreender. Mas se a sogra fez uma comida pra te agradar e você não gosta, a não ser que você tenha uma alergia mortal, coma, prove. Elogie na medida, mas não precisa dizer que está maravilhoso, pois ela vai querer fazer sempre. E você vai ter um longo problema.

Sogra que critica a educação dos filhos, a arrumação da casa...
As pessoas devem sempre tentar evitar o conflito. Mas quando acontece de ter uma pessoa te criticando ou tentando modificar coisas que para você são certas, uma conversa franca sempre pode ajudar. Diga que cada um tem uma visão, perguntar o que ela pensa. Nessa situação, o mais importante é que o filho ou a filha tenha uma conversa com a mãe, para evitar confronto com a sogra. Quando a sogra passa dos limites, cabe ao filho chamar num canto.

Quando a sogra parece não gosta de você
Forçar a barra é pior. As relações são construídas em cima de empatia. Se não existe a empatia, pelo menos que exista o respeito. Evite conviver muito, nesse caso. E quando estiver convivendo, faça de uma forma respeitosa, cerimoniosa. Nada de muita intimidade e cortesia. Essa é a grande dica. Não adianta forçar algo que não vem de dentro. Talvez com o tempo, sem confronto, sem muita intimidade, ate nasça uma empatia, que transforme a relação.

Minha sogra se sente parte do casal e não dá espaço
Nesse caso, tem que haver uma conversa franca. A conversa sempre é fundamental. Você esclarece os assuntos, não deixa espaço para mal entendidos. Diga o que você pensa de uma maneira clara. É melhor do que acumular ressentimento.
Fonte: GAZETA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário