domingo, 1 de setembro de 2013

Chegou a hora de trocar o óleo

Chegou a hora de trocar o óleo
Qual é o momento certo de realizar a troca do lubrificante do carro? E que tipo escolher?

Evitar o atrito entre as partes móveis dentro do motor, limpar, refrigerar e assegurar o bom funcionamento do mesmo são as principais funções do óleo no carro.

Porém, o que parece tão simples deixa os motoristas em dúvida na hora de avaliar qual tipo escolher e a melhor hora para trocá-lo. Por isso, a Copagra, concessionária gaúcha representante da Ford em Porto Alegre, por meio do seu Gerente de Pós-venda, Francisco Oliveira, orienta aos proprietários dos veículos sobre o assunto.

“Conforme passa o tempo, o óleo do motor perde sua viscosidade, ou seja, sua capacidade de grudar. Quanto mais viscoso estiver, mais tempo vai ficar entre as peças”, explica Francisco. Para começar, o Gerente conta que é preciso aprender a medir o nível do óleo de forma correta.

“O motor tem uma espécie de vareta que precisa ser limpa antes da medição. Com um pano, tire os resíduos da ponta dela. Coloque-a de volta e retire novamente. Na ponta do medidor tem dois marcadores que irão auxiliar na visualização do máximo e do mínimo. Se o nível está entre as duas barrinhas, não há necessidade de completar”, diz.

No entanto, é preciso cuidado, o motor do carro precisa estar desligado há pelo menos cinco minutos, assim dá tempo de escorrer o óleo das partes mais altas do motor até a base do cárter. “A maioria das pessoas não sabe disso e é facilmente enganada, pois se checar isso antes dos cinco minutos, provavelmente o nível dele vai estar abaixo do real”, complementou.

Outra dúvida comum das pessoas fica por conta do tipo de lubrificante para o carro. “Eles diferem em qualidade, preço e tempo de troca”, fala. O que provoca essa diferença é o fabricante e os quilômetros rodados. “O manual do veículo deve recomendar um tipo de óleo específico para o automóvel”, diz Francisco. Mas a avaliação não é tão difícil, se o carro é esportivo ou tem um motor de alto desempenho, o mais recomendado é um óleo sintético que mantenha a viscosidade constante independente da temperatura. Isso garante a lubrificação correta das peças. O filtro também precisa ser trocado. “O ideal é trocar em conjunto com o óleo.

Para extrair o máximo do seu óleo de motor, siga sempre as recomendações do fabricante do veículo relativamente aos intervalos da mudança de óleo e consulte ao manual do proprietário no que refere ao tipo de óleo a usar no seu veículo específico, certificando-se sempre da viscosidade SAE e recomendada pela API. O óleo usado deve ser sempre acondicionado em locais apropriados e seu descarte obedece às normas de proteção ao meio ambiente.
Fonte: Dicas do Dia

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