terça-feira, 26 de novembro de 2013

Secretaria Municipal de Defesa de Santa Maria de Jetibá emite Aleta.

ALERTA MODERADO DE CHUVA.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais emitiu alerta de risco MODERADO de MOVIMENTOS DE MASSA para os municípios de Fundão, Santa Leopoldina e Santa Maria do Jetibá.
O cenário de risco local está associado à ocorrência de deslizamento em taludes de corte/aterro e encostas íngremes ocupadas, principalmente nas áreas de risco mapeadas e no entorno dessas áreas.
Também podem ocorrer quedas/desplacamentos e rolamentos de fragmentos rochosos. Nesses municípios há áreas com processo erosivo avançado e essa característica potencializa localmente o risco aos movimentos de massa. O movimento de massa pode ser deflagrado pelo acumulado de precipitação e agravado pela previsão de continuidade de chuva.
A estação INMET instalada em Santa Teresa não envia dados desde as 0h de Brasília, porém a precipitação acumulada em 24h estimada por satélite indica acumulados de 30 a 50mm (Figura 4).
Adicionalmente, há previsão de continuidade de chuva no decorrer do período, com possibilidade de pancadas de intensidade moderada a forte.
O grau de confiabilidade deste alerta é BAIXO, considerando-se o limitado número de estações pluviométricas (1 em Vitória) e a inexistência de cobertura de radar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário