Recentemente o Governo do Estado fez licitação e uma nova contratação para instalação de radares nas estradas estaduais e vias metropolitanas. A transição dos equipamentos depende do desligamento dos antigos, antes de haver a instalação dos novos radares.
Os novos equipamentos são mais modernos e com grande capacidade no armazenamento de dados. A ordem para desligamento dos aparelhos antigos foi dada no dia 12 de março, de acordo com a diretora geral do Departamento de Estadas e Rodagens (DRE), Tereza Casotti.“É importante destacar que os locais onde temos radares instalados são pontos em que há necessidade de manter a velocidade reduzida. Ainda que não tenhamos hoje o controle do tráfego nesses locais por conta dessa transição, os motoristas precisam saber que é necessário reduzir a velocidade esses locais”, afirmou em entrevista à Rádio CBN Vitória.
A diretora geral do DER acrescentou que o índice de respeito aos redutores de velocidade, por parte dos motoristas, chega a 99,93%. Casotti prevê que não devem haver imprevistos que atrasem a instalação dos novos radares, como a ocorrência de chuvas, por exemplo. “Somente em casos, por exemplo, de chuvas torrenciais e não estamos no período desse tipo de chuva. A gente trabalha com a previsão de que isso não ocorra e que não haja prejuízos no cronograma”, aposta a diretora.
A prioridade para religamento de radares será em rodovias e outras vias na Grande Vitória. Tereza Casotti antecipou que isso irá ocorrer primeiro em toda a extensão das rodovias ES-010 (Serra) e ES-060 (Vila Velha e Guarapari). Em breve, após a renovação de todos aparelhos de fiscalização o Estado contará com radares do tipo OCR, que serão instalados em 32 locais, primeiramente todos no interior capixaba.
Os equipamentos OCR terão capacidade de acessar instantaneamente o banco de dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), após a leitura da placa, e de emitir alertas ao Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, em casos de veículos com restrição de furto e roubo e com documentação vencida. As instalações desses radares começa após a atualização dos equipamentos que foram desligados.
Fonte: www.sitebarra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário