Você motorista já teve a impressão de que o radar por onde você passa não estaria ligado? Sua impressão está correta se você dirige por uma via estadual. Isso porque todos os radares de 198 faixas de tráfego no Espírito Santo estão desligados para troca dos aparelhos. A instalação dos novos radares já começou. Todos entram em funcionamento, progressivamente, entre os dias 31 de março e 14 de abril.
Recentemente o Governo do Estado fez licitação e uma nova contratação para instalação de radares nas estradas estaduais e vias metropolitanas. A transição dos equipamentos depende do desligamento dos antigos, antes de haver a instalação dos novos radares.
Os novos equipamentos são mais modernos e com grande capacidade no armazenamento de dados. A ordem para desligamento dos aparelhos antigos foi dada no dia 12 de março, de acordo com a diretora geral do Departamento de Estadas e Rodagens (DRE), Tereza Casotti.“É importante destacar que os locais onde temos radares instalados são pontos em que há necessidade de manter a velocidade reduzida. Ainda que não tenhamos hoje o controle do tráfego nesses locais por conta dessa transição, os motoristas precisam saber que é necessário reduzir a velocidade esses locais”, afirmou em entrevista à Rádio CBN Vitória.
A diretora geral do DER acrescentou que o índice de respeito aos redutores de velocidade, por parte dos motoristas, chega a 99,93%. Casotti prevê que não devem haver imprevistos que atrasem a instalação dos novos radares, como a ocorrência de chuvas, por exemplo. “Somente em casos, por exemplo, de chuvas torrenciais e não estamos no período desse tipo de chuva. A gente trabalha com a previsão de que isso não ocorra e que não haja prejuízos no cronograma”, aposta a diretora.
A prioridade para religamento de radares será em rodovias e outras vias na Grande Vitória. Tereza Casotti antecipou que isso irá ocorrer primeiro em toda a extensão das rodovias ES-010 (Serra) e ES-060 (Vila Velha e Guarapari). Em breve, após a renovação de todos aparelhos de fiscalização o Estado contará com radares do tipo OCR, que serão instalados em 32 locais, primeiramente todos no interior capixaba.
Os equipamentos OCR terão capacidade de acessar instantaneamente o banco de dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), após a leitura da placa, e de emitir alertas ao Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, em casos de veículos com restrição de furto e roubo e com documentação vencida. As instalações desses radares começa após a atualização dos equipamentos que foram desligados.
Fonte: www.sitebarra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário